Case de Sucesso TJRO

(Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia)

SOBRE A HIPERCONVERGÊNCIA
Dizer que vivemos uma era em que a tecnologia evolui em uma velocidade sem precedentes é quase um clichê, mas a ênfase é importante para destacar que no núcleo dessa transformação tecnológica está o Data Center.

Enquanto a indústria se esforça para desenvolver processadores e discos mais performáticos, a arquitetura do Data Center parece ter parado no tempo, mantendo o padrão de mercado há décadas: Servidores, rede SAN e storage. É verdade que essa arquitetura de três camadas costuma ser satisfatoriamente performática e apresenta elevados índices de disponibilidade, desde que bem dimensionada, configurada e mantida, entretanto, como cada camada geralmente é composta por um ou mais fabricantes e há a necessidade de equipamentos com funções específicas, a complexidade de administração, bem como o elevado custo para manter e expandir são inegáveis. Além disso, soluções de redundância e backup são difíceis de implementar e onerosas.

Nesse cenário emerge uma nova opção de arquitetura de Data Center: a hiperconvergência, também conhecida como Data Center definido por software, que combina as camadas de virtualização, servidores, rede e armazenamento, resultando em um único hardware de alta-densidade (nó) controlado e gerenciado por software. Esses nós podem ser agrupados em clusters ilimitados com rotinas de backup e failover nativas, demandando apenas conexão ethernet. Isso resulta em uma menor utilização de espaço em Data Center, menor dissipação térmica, menor consumo de energia e maior facilidade de gestão.
O PROJETO DO TJRO
O Tribunal de Justiça de Rondônia fez um acordo de permuta de espaço em sala-cofre com outro órgão do mesmo estado, a fim de viabilizar a implementação de uma solução de site-backup.
O DESAFIO
O espaço em rack disponibilizado para a instalação dos equipamentos na sala cofre foi de 32U, onde deveria ser acomodado um storage capaz de suportar uma densidade líquida de 600TB. Ocorre que nenhuma solução de storage de mercado foi capaz de entregar tal densidade de armazenamento, situação que aparentemente inviabilizaria o projeto.
A SOLUÇÃO
A fim de encontrar uma solução viável para este problema, a equipe de TI do tribunal fez simulações com soluções de hiperconvergência de diversos fabricantes. Surpreendentemente, o design baseado em arquitetura hiperconvergente possibilitou alcançar os 600TB líquidos desejados não em 32, mas em 24 unidades de rack, excedendo qualquer expectativa. Além disso, ao contrário de uma solução de storage tradicional, o cluster disponibiliza recursos computacionais (memória e processamento), possibilitando rodar diversos workloads, otimizando o investimento.

Um dos maiores diferenciais é a grande densidade de hardware: A primeira fase do projeto resultou em um cluster com 290 cores de processamento e 3,9TB memória, além de cerca de 440TB líquidos de espaço de armazenamento, isso tudo acomodado em apenas 22 unidades de rack. Voltando à comparação com uma arquitetura tradicional, seriam necessários três racks densamente povoados com storage, switches SAN e servidores. É sabido que custo do m² em uma sala-cofre pode facilmente ultrapassar a casa da centena de milhares de reais, isso associado à despesa com energia para alimentação e resfriamento dos equipamentos, deixa evidente a vantajosidade da infraestrutura hiperconvergente.

“A arquitetura hiperconvergente logo se mostrou como a melhor opção, tanto na perspectiva técnica quando econômica. Estamos extremamente satisfeitos com o resultado final do projeto”. – Fabiano Gutierrez, Diretor de TI do TJRO.

A Approach Tecnologia, um dos principais parceiros Nutanix do Brasil e uma das pioneiras na implementação desse tipo de tecnologia, venceu a licitação, fornecendo ao TJRO um cluster composto por 22 nós da família NX-6000. A implantação de toda essa infraestrutura, considerando a instalação física no rack e configuração do sistema, levou apenas impressionantes 9 horas com 1 profissional. O que torna isso possível é a unificação de toda a configuração lógica do cluster por meio da ferramenta Nutanix Foundation, que realiza a instalação automatizada de todos os componentes necessários simultaneamente em todos os servidores.

Da mesma maneira, todas os elementos da infraestrutura são administrados pela mesma interface, inclusive o hypervisor (ESXi, Hyper-V, Xen Server ou AHV), facilitando a gestão e minimizando a curva de aprendizado. Em uma arquitetura com múltiplas plataformas computacionais, compostas por vários fabricantes, seriam necessárias várias interfaces não integradas para gerenciamento e configuração, bem como uma mão-de-obra multidisciplinar e altamente qualificada, que é difícil de se encontrar e mais difícil ainda de se manter.

Finalmente, em situações de crise, o canal de suporte unificado possibilita uma resolução mais ágil e simplificada. O mesmo ocorre na unificação das rotinas de atualização: One-click Upgrades (Nutanix OS & Hypervisor).